7 de jul. de 2008

Medo de sofrer


O grande medo de amar, por alguns, é tão grande quanto o medo de não ser amado. Na realidade, acredito que por traz do medo de amar está o medo maior de sofrer, de ser rejeitado, abandonado ou por outras razões. Mas essa atitude nos leva a equação: “ O medo de não sermos amados nos impede de amar”. Neste mundo MODERNO muitas pessoas se sentem envergonhadas de amar, como se fosse algo ridículo e bobo. Mas somos seres nascidos para o amor e, no entanto, tentamos negar nossa própria essência.

Todo mundo que ama está sujeito a passar por maus momentos por causa de uma separação. Não importa quem tomou a iniciativa, o fato é que não existe separação sem dor. Um sofrimento difícil de ser explicado, compreendido e, principalmente, sentido. Com a alma e o coração partidos, as feridas emocionais arranham a auto-estima e o amor-próprio. A raiva e a tristeza se apoderam da nossa vida e nos enfraquecem, destroem nossos sonhos, devoram o nosso entusiasmo e paralisam a nossa vida.

Acima de tudo, é preciso manter a fé, pois pior do que passar por isso é sonegar emoção, é evitar o risco e o compromisso, escondendo-se atrás das grades da razão.

Talvez, HOJE, seja o dia propício para fazer uma pausa e pensar: “Será que alguma experiência dolorosa do passado continua exercendo influência sobre meu jeito de amar e sobre a profundidade de meus relacionamentos?”

12 comentários:

Bruxinha disse...

Não existe separação sem dor,seja ela qual for, tens toda a razão,mas toda essa dor faz-nos crescer e amadureçer,eu penso que o passado influencia sempre o nosso futuro, mais que não seja a não cometer os mesmos erros, é a minha opinião, mas que seria da vida sem amor ....

Bjos

PjConde-Paulino disse...

Na verdade a sociedade actual tem medo dos "compromissos". Não se quer comprometer no amor com medo de vir a sofrer de "desamor".

Não não podemos ter medo de amar. cada momento de amor vale mais que mil medos do futuro.

bjos do Pj

Xinha disse...

Todos nós, esperamos encontrar o amor. Uns desejam mais cedo, que outros... mas, todos procuramos o mesmo. As seprações são, inevitavelmente dolorosas, mas aprendemos sempre algo com elas.
Eu penso, que sim, que a má experiencia que teve influencia-a hoje na forma de olhar e encarar o amor... Tem é de ter a clareza de ver se está ou não a fazer-lhe bem...
Abra as janelas e deixe entrar a fé e a esperança... Não se esconda.
Nada tem a perder... muito pleo contrário.. poderá sair a ganahr...
Coragem.

Xi-coração

Lady disse...

Bom dia Paulinha,

Obg pela tua visita ao meu "coração":) è verdade as crianças fazem nos sentir meninas sempre:)

Aqui falas que há medo de amar...

Penso que sim que é verdade, tz porque o sabor das mágoas custa a dissipar e não se esquecem, tz porque a vida nos faz sentir df de outrora.

Mas esses medos têm de ser combatidos, porque todos temos direito de voltar a amar:)

Um beijo mto grande e uma boa semaninha de trabalho

da amiga

Luisa

Anônimo disse...

Nada se perde td se transforma...

Por vezes a dor fecha o melhor que existe em nós, por vezes desperta coisas ainda não descobertas..

Tempo..o tempo é o Rei...

kiss

Coragem disse...

Eu não tenho medo nenhum de amar, nenhum.
Eu vivo para o amor, sem ele nada sou, não poderei ser nada.
Sou uma eterna apaixonada, por tudo e todos.

Não tenho medo de vir a sofrer, pelo menos nunca deixei nada por fazer, com receio de...
Colocando numa balança, o sofrimento de nunca ter amado é superior à posterior suposta perda.
Como não sofro por antecipação, atiro-me de cabeça :))))))


Beijocas

sonhos disse...

Bruxinha

A dor nos faz amadurecer sim, muda nossa maneira de estar e pensar, agimos com mais cautela.

Bjs

sonhos disse...

pjsoueu
Quantas vezes já assisti a criticas, a pessoas que demonstram seu amor e carinho.
No Mundo de hoje já não dão o valor ao amor, curtem na boa e chamam de amigos coloridos, vamos lá enender esta mocidade.

Bjs

sonhos disse...

Xinha

É logico que as vivencias que tive, influenciam o meu hoje, dois casamentos falhados,dores, frustrações, angustias, e logico que aprendi e creci com elas.

Bjs

sonhos disse...

Luisa

Talves mais medo de sofrer, mais uma desilução, sei que vejo o amor de uma forma diferente, mas voltarei a amar com certeza,mas....

Bjocas

sonhos disse...

o gaijo do mercedes

A dor me tornou numa mulher mais madura, ponderada, o tempo dissipará
as más vivencias.

Bjs

sonhos disse...

Coragem

Eu tmb sou uma romantica, uma apaixonada, não tenho medo de amar e quando amo me entrego de corpo e alma, o meu medo ou receio é sofrer,sei que vai passar pq quando o amor vier eu vou vive-lo intensamente como sempre. Acredito sim que sou mais exigente mais selectiva.

Depois de tudo nunca me iria atirar de cabeça, sem ponderar muito bem, e nas consequencia desse amor na minha vida e de meus filhos, pq não posso pensar só em mim.

Mas sei que um dia vou ter o que mereço.

Bjocas doces